Pai do PlayStation' abre empresa de tecnologia


De acordo com o jornal Nikkey, Ken Kutaragi, conhecido como o "pai do PlayStation", fundou uma empresa com foco em serviços e negócios "de nova geração", usando tecnologias como a internet. Por ora, nenhum projeto foi anunciado.

Chamada Cyber AI - o termo pode significar "amor" em japonês, "inteligência artificial" em inglês e ainda pode ser lido como "eye" (olho) -, a empresa foi aberta com um capital de 20 milhões de ienes (US$ 2,22 milhões).

Kutaragi bancou 90% do investimento, e será o presidente da companhia. Takashi Usuki, ex-engenheiro da Sony, entrou com 10% e assume um posto executivo.

Assim, Lutaragi volta à ativa depois de mais de dois anos longe de funções executivas na Sony Computer Entertainment (ainda é membro honorário do conselho de diretores). Nesse tempo, assumiu funções como professor convidado da faculdade japonesa Ritsumeikan Engenheiro por formação, Kutaragi foi o principal responsável pela criação do setor de videogames da Sony. O primeiro passo aconteceu quando fez uma parceira com a Nintendo para a produção de um CD-ROM para o Super NES. No entanto, o acordo foi rompido pela Nintendo e a Sony resolveu continuar o projeto sozinha. O resultado disso foi o primeiro PlayStation, lançado em dezembro de 1994.

A aposta na tecnologia 3D e na introdução da mídia em CD se mostrou um grande acerto, e o videogame tornou-se o mais vendido da história, com 125 milhões de unidades comercializadas. O sucessor, lançado em abril de 2000, fez ainda mais sucesso, chegando a 140 milhões de unidades.

No entanto, o PSP, o primeiro portátil da companhia, não teve o mesmo desempenho. Apesar de sofisticado, tem sido engolido pelo Nintendo DS. A situação agravou com o PlayStation 3, que teve desenvolvimento e estreia turbulentos, e amarga, por ora, a última posição entre os videogames de nova geração, atrás do Xbox 360 e Wii.

0 comentários: